Sejam bem vindos! Espero que se torne um ponto de encontro para pessoas alérgicas e para aqueles que amam alguém alérgico!
quinta-feira, 23 de dezembro de 2010
Felicidades!
sábado, 18 de dezembro de 2010
SOS Alergia cria Promoções Relâmpagos
quarta-feira, 29 de setembro de 2010
Alergia a picada de insetos
No começo achei que ela só estava querendo chamar nossa atenção, mas percebi em seu choro que ela estava de fato sentindo muita dor.
Quando olhei pra ela, tinha uma abelha picando seu pescoço. Tirei rapidamente a abelha e a danada tinha picado três vezes minha filhinha!
Eu entrei em pânico com medo dela ter alguma reação alérgica, mas, graças a Deus, ela não teve nenhuma complicação.
Porém, isso me lembrou de uma cliente que atendi tempos atrás.
Conversei com uma piscóloga muito simpática e bonita que me contou uma história assustadora.
Num determinado dia, quando ela estava indo de carro a uma cidade vizinha para fazer atendimentos, entrou uma abelha pela janela do carro e a picou. Ela percebeu que não estava bem e se dirigiu ao hospital. Quando chegou no hospital, o médico literalmente abandonou o outro paciente para atendê-la, pois ela estava visivelmente mal. Quando ele foi socorrê-la percebeu que ela estava tendo uma parada cardíaca. Tudo por causa de uma picada de abelha!
Recebo diariamente muitas pessoas com alergia respiratória e alimentar, mas raramente aparecem pessoas com alergia a picada de insetos, ainda mais num grau tão elevado.
Ela me solicitou informações sobre uma injeção de adrenalina chamada "Epipen", mas ainda não consegui fazer pesquisas a respeito. Sei que é importada e só é vendida com receita médica, mas há muito tempo não ouço falar nela.
Caso alguém tenha informações que possam compartilhar com os alérgicos a picadas, ficarei muito agradecida.
Para que saibam, algumas das manifestações mais comuns da alergia a picada de insetos são:
- Reação anafilática;
- Urticária e angioedema;
- Tonteira;
- Queda de pressão;
- Falta de ar e chieira no peito;
- Rouquidão e sensação de aperto na garganta;
- Perda da consciência;
- Manifestações cutâneas.
- Usar tela nas portas e janelas.
- Evitar locais onde é mais frequente a presença de insetos “picadores” como campos, árvores, jardins, porões, beiras de telhados, proximidades de lixeiras etc.
- Não andar descalço fora de casa.
- Não usar perfumes, desodorantes, loções, talcos ou óleos perfumados.
- Não usar roupas de cores vivas e brilhantes. As cores branca, verde e azul atraem menos insetos.
- Usar camisas, calças compridas e repelentes tópicos quando no campo ou em outro local com risco de picada.
- Mandar, periodicamente, alguém procurar, e destruir focos ou colméias próximas da casa ou local de trabalho.
- Não deixar restos de comida ou lixo descoberto (atrai formigas e vespas).
- Carregar sempre um estojo com medicamentos de urgência, para casos de picadas. Este Kit deve conter, principalmente, adrenalina (ou epinefrina) injetável (solução a 1:1.000), seringas descartáveis de 1ml tipo tuberculina, com agulha 13/3,8 e algodão com álcool para assepsia.
- A adrenalina (ou epinefrina) pode ser encontrada sob a forma de uma seringa auto aplicável.
- Como e quando utilizar a adrenalina deve ser orientado previamente pelo médico.
Logo, caso seja alérgico, tome o máximo de cuidado, principalmente quando for realizar passeios no campo e na praia.
Abraços a todos,
Sandra Matunoshita
www.sosalergia.com.br
Visita na SOLMAX
Eu curso Tecnologia de Alimentos na FATEC de Marília e todos dias reconheço que não teria dinheiro para pagar por tudo o que tenho aprendido. Cada dia, cada aula (seja teórica ou prática) e cada novo aprendizado fazem-me vibrar de alegria.
Outra atividade interessante que fazemos são as visitas técnicas quando podemos observar a vivência real das indústrias alimentícias.
No dia 27/08/2010, fomos para Americana, uma cidade próxima de Campinas, visitar a NEW MAX, empresa que produz os leites de soja SOLMAX.
Fomos muito bem recebidos pela responsável do Marketing, pela responsável do Controle de Qualidade e pelo responsável pelo setor de Produção. Pudemos conhecer toda a fábrica de aditivos para frigorífico, a fábrica de corante de urucum (fantástica!!) e o setor de produção dos leites e shakes de soja SOLMAX.
Ficamos todos encantados com o controle de qualidade da empresa (seguem o ISO e o APPCC), com a alegria que vimos no jeito de trabalhar de cada funcionário e no valor (e respeito) que a empresa dá para seus colaboradores e clientes.
Acredito que para todos os participantes da viagem, todas as cansativas horas de viagem valeram a pena. É muito bom conhecer uma empresa que realmente se preocupa com todos os detalhes, desde a escolha da matéria prima até a colocação dos produtos no mercado.
Bom, para aqueles que ainda não provaram os shakes e os leites de soja da Solmax, fica aqui um desafio: experimentem! O que eu posso garantir é que tudo é feito com muita qualidade!
Abraços a todos,
Sandra Matunoshita
www.sosalergia.com.br
sábado, 14 de agosto de 2010
Suprasoy Sem Lactose
terça-feira, 27 de julho de 2010
Você sofre com rinite, sinusite e ronco??? Conheça o Lota...
Como usar:
- Aqueça 500ml de água filtrada ou mineral até ficar levemente morna;
- Adicione uma colher de chá rasa de sal de cozinha;
- A água morna tem função vasodilatadora e o sal (cloreto de sódio), dissociando-se em cloro e sódio, age como bactericida e anti-séptico. O sal ajuda, ainda, a proteger o revestimento da mucosa nasal, bem como manter sua hidratação, tornando-a mais resistente aos agentes alergênicos como fungos e ácaros. A água sem o sal irrita a mucosa, causando ardência e ressecamento. Para sinusites, é opcional usar duas gotas de extrato de própolis, e, para rinites alérgicas, duas gotas de limão.
- Coloque a água com sal no LOTA até encher;
- Introduza o bico do aparelho numa das narinas de modo que se encaixe perfeitamente, incline a cabeça para frente e para o lado deixando a boca entreaberta e respire pela boca devagar;
- Vá inclinando o LOTA para que a água entre pela narina e espere que ela saia do outro lado;
- Use todo o conteúdo de um lado e assoe o nariz devagar;
- Repita o procedimento para o outro lado;
- Em seguida, assoe o nariz vigorosamente várias vezes sem tampar nenhum dos lados.
Como evitar os erros mais comuns:
- Se você estiver na pia do banheiro não olhe no espelho. Olhe para seu cotovelo que deve estar elevado.
- Não incline demais a cabeça para o lado, a água pode escorrer para a garganta, não tem problema nenhum, mas não é adequado.
- Não abra demais a boca para respirar, relaxe deixe apenas entre aberta.
- Assoe as narinas sem tampar nenhuma delas, lembre-se a água se infiltra pelos capilares e tampar as narinas pode ocasionar uma pressão no tímpano.
sábado, 24 de julho de 2010
Bebidas especiais: arroz, aveia, kamut, quinua e outras.
quinta-feira, 22 de julho de 2010
Leite condensado de soja Soymilke
quarta-feira, 21 de julho de 2010
Quer saber mais sobre a alergia às proteínas do leite de vaca?
sábado, 17 de julho de 2010
Chocolate granulado sem lactose
Vale ressaltar que as pessoas alérgicas as soja não podem consumir, ok?
Ingredientes: açúcar, gordura vegetal hidrogenada, cacau em pó, amido de milho, estabilizante lecitina de soja e mono e diglicerídeos de ácidos graxos, sal, antiumectante talco, conservante sorbato de potássio e aromatizante. Não contém glúten.
Informação Nutricional | ||
Porção de 25 g (2 1/2 colheres de sopa) | ||
Quantidade por porção | % VD (*) | |
Valor calórico | 117 kcal = 491 kj | 8% |
Carboidratos | 19 g | 11% |
Proteínas | 0 g | 8,5% |
Gorduras Totais | 4,6 g, das quais: | 8% |
Gorduras saturadas | 1,5 g | 7 |
Gorduras Trans | 1,6 g | - |
Fibra alimentar | 0 g | 0 |
Sódio | 0 mg | 0 |
sexta-feira, 16 de julho de 2010
Lançamento: Leites de soja em pó Solmax
Outra coisa que me fez acreditar na Solmax é o fato de possuirem no quadro de funcionários muitos estagiários e profissionais de Engenharia de Alimentos da UNICAMP.
quinta-feira, 15 de julho de 2010
Alfarroba, você sabe o que é?
Maionese Vegetal Sem Ovos
Como os nossos preconceitos nos atrapalham, não é mesmo (risos)?
www.sosalergia.com.br
Informações extra:
Ingredientes: óleo vegetal, amido modificado, vinagre, extrato de soja, açúcar, sal, ácido lático, condimentos naturais, óleo essencial de mostarda e sobarto de potássio. NÃO CONTÉM GLÚTEN.
Peso líquido: 250 g
sexta-feira, 11 de junho de 2010
Corrente do bem
Hoje, não pude deixar de vir aqui porque estou muito feliz!
Há alguns meses recebi a doação de várias latas de Neocate e sai distribuindo para diversas mamães (claro que pedindo muita sabedoria a Deus... risos).
Faz uns dois meses, uma outra mamãe chamada Fernanda (muito querida) que é minha cliente aqui na SOS Alergia pediu que eu aceitasse a doação de 14 latas de Alfaré.
Não costumo aceitar as fórmulas especiais por causa da SOS Alergia, para que as pessoas não façam confusão entre a loja SOS Alergia e eu (Sandra). A SOS Alergia de Marília comercializa alimentos para pessoas alérgicas ou intolerantes, mas não vende fórmulas especiais semi-elementares e elementares, e somos totalmente contra a venda clandestina dessas fórmulas. Eu prefiro colocar uma mãe em contato com outra (até porque elas podem se tornar grandes amigas... risos).
Pois bem, vamos ao assunto "Corrente do Bem".
Quando recebi a doação dos Alfarés, eu divulguei a notícia e várias mães entraram em contato comigo. Enviei latas para várias regiões do Brasil.
Uma das mamães era lá do Rio de Janeiro, a Amanda. Como o caso do filhinho dela era grave, eu acabei enviando 3 latas de Alfaré.
Alguns dias depois, ela me escreveu dizendo que seu filho não tolerou o Alfaré e que iria encontrar alguém para doar os leites.
No dia seguinte, uma cliente minha aqui de Marília chamada Rita apareceu desesperada precisando do Alfarre ou do Pregomin. Ela está aguardando seu processo ser aprovado para receber o Pregomin do governo, mas sua filha aceita muito bem o Alfaré. Dei o telefone da Amanda pra Rita e a Amanda doou os Alfarres.
A Rita, por sua vez, tinha quatro latas de Nan Soy e não sabia para quem doar. Conversando com a Fernanda (que doou os Alfarés), descobri que seu filho estava tomando este leite. Coloquei as duas em contato e a Fernanda recebeu a doação dos Nan Soy.
A Amanda deixou um recado no meu orkut dizendo que ia enviar os leites para a Rita e que estava precisando de Neocate. Uma mamãe chamada Patrícia, lá de Duque de Caxias (RJ), para quem eu tinha enviado o Neocate, viu o recado da Amanda. Com isso, a Amanda recebeu duas latas de Neocate da Patrícia.
A Rita me ligou hoje e chamou isso de "Corrente do Bem".
Realmente, se todos nós aprendermos a ajudar o nosso próximo conseguiremos juntos tornar nossa sociedade melhor.
Se você não tem nada de valor financeiro para doar, doe um abraço, uma palavra de afirmação, seu tempo. Tudo isso não tem preço, mas pode até mesmo salvar uma pessoa.
Vamos dedicar mais tempo com nossos conjuges, filhos, pais, vizinhos, amigos e até mesmo com aquelas pessoas a quem não apreciamos tanto. Vamos visitar abrigos, orfanatos e asilos... e simplesmente demonstrar amor.
O amor é a essência da vida e com amor podemos contruir uma enorme "Corrente do Bem". Topa participar?
quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010
Bolo de cenoura sem lactose, ovo e soja
A receita é muito fácil de fazer e caso você tenha alergia a soja, basta colocar meia xícara de leite de arroz e retirar da receita o leite de soja em pó. Eu utilizei também gordura de palma no lugar da margarina becel, mas é muito difícil de se encontrar.
Espero que também aprovem esta receita.
Beijos
Sandra Matunoshita
Bolo de Cenoura Sem Lactose e Ovos
Sacha Ariana Palmomares (Marília - SP)
1 Concurso de Receitas SOS Alergia (3ª colocada)
Ingredientes:
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 (1/4) xícaras de açúcar
- 1 xícara de cenouras picadinhas
- 1 colher de sopa de margarina sem leite (por exemplo, becel original)
- 2 colheres de sopa de leite de soja em pó (costumo usar o supra soy sem lactose)
- (1/2) xícara de leite de coco
- (1/2) xícara de óleo de milho
- (1/2) xícara de água
- 1 colher de sobremesa cheia de fermento químico em pó
Modo de preparo: Bata a cenoura, a água, o leite de coco e o óleo de milho no liquidificador. Adicione os demais ingredientes e misture. Coloque em uma forma untada e polvilhada com farinha. Leve ao forno médio, leva cerca de 35 a 40 minutos para assar.
- 8 colheres de sopa de açúcar
- 2 colheres de sopa de chocolate em pó sem leite
- 2 colheres de sopa de leite de soja
- 1 colher de sopa de margarina sem leite
- 1 colher de sopa de óleo de milho
- (1/2) xícara de água
Comentário da SOS Alergia:
O bolo foi escolhido em terceiro lugar pelos seguintes motivos:
1. Fácil de fazer (não precisa de batedeira)
2. Saboroso
3. Cheiro agradável
4. Textura: massa macia
5. Baixo custo (acessível a todos)
quarta-feira, 20 de janeiro de 2010
Loja SOS Alergia
Este vídeo apresenta um pouco da nossa loja antiga. Hoje, ela foi ampliada e possui dentro da própria loja uma cozinha onde é proibida a entrada de leite de vaca e ovos, além de seus derivados.
Também poderão conhecer um pouquinho mais de mim, uma japonezinha tagarela e apaixonada pelo que faz.
Quando eu fizer um novo vídeo da loja atual apresentarei para vocês!
Beijinhos,
Sandra Matunoshita
Bolo de fubá sem lactose e sem ovos
Essa receita foi desenvolvida pela mamãe Marina lá de Maringá-PR e é muito fácil de fazer. Detalhe: é deliciosa!
Espero que vocês também apreciem!
Abraços a todos,
Sandra Matunoshita
Bolo de Fubá Sem Lactose e Ovos
Marina Tamashito (Maringá - PR)
1 Concurso de Receitas SOS Alergia (2ª colocada)
Ingredientes:
- 01 copo de óleo
- 1 1/2 copos de açúcar
- 01 copo de farinha de trigo
- 01 copo de fubá
- 01 copo de leite de soja quente
- 01 colher bem cheia de pó Royal
Modo de preparo:
Peneirar e misturar os ingrediente secos numa vasilha.
No liquidificador, bata o óleo e vá acrescentando os ingredientes secos aos poucos e ao mesmo tempo o leite de soja quente até dar um ponto cremoso (mais líquido do que seco).
Untar uma assadeira redonda com furo (de pudim) com óleo e açúcar cristal e assar por aproximadamente 40 minutos em forno médio (210 graus) até dourar.
Aguarde esfriar para desenformar e está pronto.
Comentário da SOS Alergia:
O bolo foi escolhido em segundo lugar pelos seguintes motivos:
1. Fácil de fazer (não precisa de batedeira)
2. Saboroso
3. Cheiro agradável
4. Textura: massa macia
5. Baixíssimo custo (acessível a todos)
quinta-feira, 14 de janeiro de 2010
Filho de peixe peixinho é...
Gostaria de compartilhar algo com vocês. Como muitos de vocês sabem, tenho alergia respiratória e de contato desde que nasci, porém, descobri somente adulta que também tinha alergia alimentar. Com essa descoberta, surgiu outra mais interessante: minha alergia alimentar potencializava as demais alergias.
Na época eu ainda não tinha a SOS Alergia; na verdade, nem imaginava que um dia teria. Fomos muito bem orientados por minha alergista quanto as medidas preventivas que eu deveria tomar. Como esperado, melhorei drásticamente, literalmente da água para o vinho.
Minha médica fez alguns comentários bem interessantes e gostaria de falar de um deles. Ela me disse que quando eu tivesse filhos, eu deveria tratá-los como alérgicos, não por causa da possibilidade hereditária deles serem alérgicos, mas porque eles, com certeza, seriam alérgicos. Fui orientada também a amamentá-los o máximo que eu pudesse.
Segui a risca sua orientação e amamentei (com muito prazer e alegria) meus dois filhos até 2 anos de idade. Eles sempre foram muito saudáveis, porém, como toda criança, eles estão crescendo e descobrindo coisas novas.
Graças a vovó e ao vovô, meus filhinhos descobriram o Danoninho e o queijo. Ficaram literalmente fascinados e eu apavorada.
A Ruthinha (Mimi), sempre que come um danoninho ou um pedacinho de queijo, fica com o bumbum assado e o Dandan começou a ficar com bolinhas por todo o corpo. Algumas dessas bolinhas viraram feridas e chegaram até a pensar que era micose. Porém, eu sei que são sintomas de alergia porque dei um antialérgico para ele e ele melhorou.
Agora, marcamos uma consulta com uma pediatra alergista fantástica aqui de Marília e no final de fevereiro iremos fazer as consultas para, em seguida, fazer os testes de alergia.
Só fico imaginando o que irá aparecer de novidade nos testes.
Bom, como muitos de vocês já passaram ou tem passado por isso, gostaria de compartilhar com vocês os resultados dos meus filhinhos.
Um beijo a todos e um abençoado 2010!
Sandra Matunoshita