sábado, 9 de maio de 2009

Receita de Danoninho sem lactose

Qual criança não fica com vontade de comer o famoso danoninho, que vale por um bifinho? E qual mamãe também não fica tentada a comprar um só pra matar a vontade de seu filho?

Essa é a receita do danoninho que fazemos para alguns clientes da SOS Alergia. Não fica identica, mas dá pra enganar (pelo menos os meus... risos)

Indicação:
- Pessoas que não podem consumir leite de vaca (intolerantes a lactose ou alérgicos a alguma proteína do leite)
- Pessoas que não podem consumir gluten (celíacos ou alérgicos ao gluten)
- Pessoas que optaram por ser Vegetarianas.
- Pessoas que buscam uma alimentação mais saudável.

Contra Indicação:
- Diabéticos
- Alérgicos a corantes, a soja e a milho

Ingredientes:
- 1 lata de leite condensado de soja
- 1 caixinha de creme de soja
- 1 caixinha de gelatina de morango
- 1 xícara de água
- Amor!!! (risos)

Modo de preparo:
- Dilua a gelatina na água e leve ao fogo para dissolver.
- Coloque o leite condensado, o creme de leite e o caldo de gelatina no liquidificador e bata por 3 minutos.
- Se desejar, acrescente açúcar a gosto.
- Despeje em tacinhas ou copinhos de café ou copinhos de plástico com tampa.
- Leve para a geladeira por pelo menos uma hora e faça a alegria da garotada!

Observações:
- Meus filhos adoram e comem como se fosse danoninho, apesar da diferença de sabor por causa da soja.

Sugestão:
- Você pode utilizar mais uma caixinha de creme de soja e modificar o sabor da gelatina. Dá pra utilizar gelatina incolor e utilizar groselha ou suco de uva. Utilize sua criatividade para agrader ao paladar da pessoa alérgica!

12 comentários:

  1. Sandra, com certeza a ideia é ótima, inclusive vou relacionar seu blog ao meu!

    Sobre a Batavo, a informação que tenho é que os produtos de soja contém traços de leite!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Fernanda, pelo comentário. Até tirei a sugestão de marca do creme.
    Realmente essa situação dos traços causa uma grande dor de cabeça. Dá pra escrever um livro sobre tudo o que enfrentei com meus fornecedores e é algo bem complicado, né?
    Um exemplo é a fabrica que faz os biscoitos da Sollys. Eu já fui distribuidora dela (Dauper) e ela faz biscoitos com leite e ovo no mesmo maquinário (eles que faziam os cookies do Mc Donalds). Quando a Nestlé lançou, eu fiquei preocupada, mas acredito que tomem todo o devido cuidado. Mas, eu ficaria muito mais contente se algum fabricante de biscoito separasse uma maquina só pra isso... risos...
    Mas... como ouvi uma vez do dono da Marilan (que fica aqui na minha cidade): "Para uma empresa do nosso porte que atende até mesmo o mercado externo, financeiramente, não compensa fazer isso."

    Quem sabe um dia, né??

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Claudia Rodrigues5 de agosto de 2009 14:03

    OLá Sandra achei seu blog quando buscava dicas de alimentos sm leite ou os benditos traços de leite já que meu filho é alérgico as proteínas do leite. Adorei a receita do danoninho já que esse é um dos favoritos dele e q saiu da lista de alimentos...
    Será que vc poderia me mandar alguns nomes ou listas de produtos que vc conhece q poderia fazer parte da restrita lista de alimentos de uma pessoa laérgica? Ficarei muito grata... Claudia.

    ResponderExcluir
  4. Ola Sandra, assim como as demais maes acima e vc, Eu tbm tenho uma filha alergica a proteina do leite, e só descobri agora depois de 2 anos de mto remédio... Então se vc pudesse me ajudar com algumas marcas q Eu posso comprar sem surpresas, pq ultimamente Eu tenho perdido horas no mercado lendo os ingredientes, e para o meu espanto, tudo tem leite, soro de leite, creme de leite, traços de leite... e a minha filha nao pode nem com o cheiro de curral... Ela está com uma diarreia a meses e estou sofrendo mto com a noticia do meu ultimo pediatra... Por favor se vc puder me ajudar, ficarei imensamete grata...
    Meu e-mail é sarita.godoy@hotmail.com
    Aguardo um contato.
    Att
    Sarita

    ResponderExcluir
  5. Adorei a dica pois minha filha é alérgica a lactose e não consigo achar nenhum danone sem lactose.

    ResponderExcluir
  6. Oi sandra tudo bem? encontrei seu blog enquanto fazia pesquisa sobre danoninho de soja ,tenho um bebe de 1 ano e 11 meses que tem crises de bronquite alérgica ( asma)ultimamente elas estavam ficando muito fortes,ele esta fazendo o uso de singulair baby ,mas saiu o resultado do exame ele acusou alergia a leite e Alfa lactoalbumina,confesso que estou perdida ,essa semana vou voltar com o exame na alergologista mais não sei o que esperar ,se vc puder me da dicas de marca de alimentos são boas ,receitas infantis sem o uso de leite ,começo a chorar só de pensar nele me pedindo um danone ou brigadeiro ......ta muito dificil ,e percebo no supermercado que não tem nada para crianças com alergia ,o pouco que tem são para adultos ........meu e-mail é klerylua@hotmail.com obrigada !!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Sandra, adorei a receita.. Vou comprar e fazer hj mesmo..

    Como as mães aacima, tbm tenho um filhote intolerante a lactose e tbm fico horas no mercado tentando achar algo que ele possa comer.
    Coisa que eu acho muito pesado para uma criança de pouco mais de 1 ano, que quer conhecer e comer de tudo..

    Fiquei muito preocupada com a informação de produtos da linha naturis conter traços de leite, fiquei tão feliz quando achei..rs

    Se tiver sugestões sobre produtos ou receitas como esta do danoninho, me manda, por favor:
    leilinhastl@gmail.com.

    Obrigada

    ResponderExcluir
  8. obrigada, Sandra!
    ...adorei a dica!
    vou fazer e ver se ela aprova kkkk
    depois te conto.

    ResponderExcluir
  9. oi pessoal to desesperada minha filha vai fazer 2 anos e descobribrir que ela tem alergia de lactose, soja,trigo,ovo por favor me ajude com as receitas ela adora danoninho,pão,bolo,bombom e aqui onde eu moro eu não encontro nada.

    ResponderExcluir
  10. bolo de maçã com canela sem ovo, lactose e gluten.
    01 e 3/4 xic. cha far.arroz, complete o restante da xic.com polvilho doce, 02 colheres sopa linhça, 1/2 xic.cha óleo, 1/2 maca com casca, 2 xic.cha açúcar, 01 colher sopa fermento. Bata linhaça, óleo, meia maça, misture o restante dos ingrediente, acrescente o fermento e leve ao fogo por 30min, fogo médio baixo. POde forrar o fundo da forma com calda caramelo e maça fatiada.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde não e comum um pai escrevendo(rsss) mas meufilho também sofre com isso, para minha surpresa descobri que muitas bo
    Achas da marca panco tais como a golden black e a maioria das bolachas de wafer não possuem leite e nem traços a alegria de meu filho em poder comer uma bolacha com recheio foi imensa espero ter co
    Aborado obrigado

    ResponderExcluir