quarta-feira, 13 de maio de 2009

O menino que ficou surdo por causa da alergia alimentar

Há alguns anos, um moto taxi veio a minha loja fazer uma coleta de produtos sem lactose para uma boleira. Quando ele viu uma caixa de chocolates, ele ficou chocado e me perguntou: Existe chocolate sem lactose?
Os chocolates de soja tinham acabado de ser lançados e a SOS Alergia foi uma das primeiras empresas no Brasil a trabalhar com eles. Nessa época, alguns pais chegaram a chorar ao ver seus filhos comendo chocolate pela primeira vez.
Bom, mas voltando para o moto taxi... ele me contou que seu filho, desde que nasceu, tinha repetições de otites (infecções no ouvido). Ele e sua esposa sempre levavam a criança ao posto de saúde e todas vezes, a otite era simplesmente tratada com antibióticos.
Um dia, desesperado, ele decidiu juntar suas economias e até mesmo emprestar um pouco de dinheiro de conhecidos para levar seu filho a uma pediatra particular. Depois de fazer diversos exames, a médica olhou para os pais e disse: "Pai e mãe, fiquem tranquilos. Seu filho tem apenas 'alergia do leite'. Basta vocês tirarem o leite e seus derivados que ele vai melhorar"
Dois dias depois, a criança estava ótima. Seu humor era outro e tanto a criança quanto os pais dormiram pela primeira vez uma noite inteirinha. Segundo o pais, a mudança foi da água para o vinho. Porém, meses depois, eles fizeram um exame auditivo e para a tristeza de todos, o menino estava com a audição de um dos ouvidos 100% comprometida.
O pai se lamentava comigo dizendo: "Eu sou pobre, eu reconheço. Mas, se me dissessem que eu precisava dar um remédio de R$ 1.000.00, apesar de não ter, eu daria um jeito de conseguir. Agora o que me revolta é saber que era só eu tirar o leite do meu filho! Não é preciso ser rico para fazer isso. Qualquer pessoa consegue fazer, mesmo uma pessoa simples como eu!"
Histórias como essa me fizeram ter um olhar diferente para a alergia alimentar.
Quanta gente sofre ou vê seus filhos sofrendo simplesmente por não saberem que existe algo em sua alimentação que lhe faz mal.

Os alimentos que mais causam alergia são:
- Leite de vaca (lactose ou proteínas) e seus derivados;
- Ovo
- Corantes
- Peixes e crustáceos

Também tenho conversado com muitas mães que tem filhos alérgicos a soja, ao gluten, ao milho, ao feijão e outros.

As principais dificuldades que as mães encontram são:
- Primeiramente, a dificuldade para descobrir que as crises são causadas por alimentos. Quantas mães eu já conheci que ficaram anos tratando seus filhos com dermatologistas ou pneumologistas quando as dermatites ou problemas respiratórios eram causadas pelo consumo de algum alimento! (Vale ressaltar que esses profissionais são importantíssimos e que muitas vezes realmente as reações podem ser causadas por outros fatores, como ácaro, contato com produtos químicos...).
- A não aceitação por parte da sociedade: família (principalmente tias e avós), vizinhos, professores... Para muitos, a alergia é sinal de frescura e é algo que só acontece em gente rica. Isso é uma mentira, pois como tantas outras doenças a alergia não escolhe raça, cor, sexo, status social, situação financeira...
- A dificuldade de encontrar alimentos totalmente isentos das substâncias causadoras das reações alérgicas (ainda existem poucas opções no mercado). Também, vale citar a questão dos rótulos. O ideal seria que viessem com informações como: Contém leite de vaca ou pode conter traços de lactose, pois algumas vezes as mães compram um produto que não contém lactose ou leite, mas que contém caseína e ela não sabe que a caseína é uma das proteínas do leite. Ou por exemplo, a criança tem alergia a ovo e mãe compra um produto que contém albumina por não saber que a albumina é uma proteína da clara do ovo.
- A falta de cuidado, controle ou mesmo conhecimento por parte das escolas ou professores, inclusive, não observando a troca de lanches entre as crianças.
- Diversas outras que a medida que eu for me lembrando irei acrescentando.

Ah!!! Se quiser, deixe seu relato também! Quem sabe dessa forma possamos sensibilizar aqueles que não acreditam em alergia!

27 comentários:

  1. Olá Sandra, gostei muito da iniciativa, parabens pelo blog, vou acompanhar.

    bj.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Rita!
    Eu ainda não sei mexer muito nele, mas espero aprender rapidinho.
    Acho que é um meio de comunicação mais interativo,não é mesmo?
    Quem sabe o que podemos fazer juntos, alérgicos e pais de alérgicos!?
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Ah.... tá ótimo, adorei seu blog. Parabéns, eu q muitas vezes, sou ótima pra colocar a mäo na massa: distribuindo panfletos sobre alergia, incentivar amamentacao, ensinar receitinhas.... mas escrever zero! Que bom, Deus sempre distribui equitativamente os talentos, vc escreve mto bem.
    Com certeza, este blog será útil a muitas pessoas...
    Obrigada,
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Parabéns... Já esta na hora de nos unirmos para manter as pessoas mais informadas sobre alergias e exigir que sejam tratadas mais a sério pelos fabricantes de alimentos.
    Que Deus te ajude a nos ajudar.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  5. Oi Sandra

    Muito bom saber que você abriu este espaço de comunicação que com certeza irá ajudar a todos nós que temos filhos, netos e conhecidos com alergia ou intolerância alimentar.
    Obrigada por me convidar a participar.
    Abraços

    Luiza

    ResponderExcluir
  6. A Marina, minha filha, é portadora de alergia múltipla, ou, como alguns conhecem alergia do Tipo IV. É um tipo de alergia cruel, que impede a criança de comer praticamente tudo e que raramente é acusada em algum tipo de exame...só restam os testes e nesses testes é que sofremos...e muito!
    A Nina não pode comer frango, peixe, soja, corantes, milho (testamos novamente e não deu certo), nenhuma fruta, etc... e também é alérgica a diversos medicamentos.
    Um dos maiores obstáculos que enfrentei foi com familiares e alguns amigos que questionam a existência da alergia...a garota quase fez um edema de glote ao consumir um determinado hidrolisado e ainda assim algumas pessoas nos questionavam... mas tudo bem, são leigos... O pior é ser atendidos por médicos e nutricionistas de hospitais públicos (ptrecisamos por causa do leite) e ouvir coisas do tipo: "sua filha já pode comer arroz, feijão e carne...taca carne nela!"...ou "porque ela precisa de leite? Minha filha também tem dois anos e não consome leite algum, só sucos, verduras, arroz, etc..." Isso sim é um absurrrrrrrrrrdo!!! A impressão que tenho é que sabemos mais que eles... Eles precisam saber que as alergias graves dificultam a absorção e que essas crianças precisam das fórmulas não porque queremos que elas tomem algo branquinho, mas sim porque necessitam delas para manterem-se saudáveis e muitas vezes até para manterem-se vivas....!!!
    Antes de descobrirmos a alergia da Nina e o refluxo, ela era alimentada apenas no seio e as desconfianças vieram porque ela chorava o tempo todo, não dormia, perdia peso, vomitava, etc... testamos tudo...alfaré, pregomin, vivonex, nan ha, aminomed, peptamen e só conseguimos fazê-la ganhar peso com o Neocate...ainda assim, ela até hoje está abaixo do peso.
    Seus exames de TGO e TGP sempre apresentam alterações em face dos antígenos em excesso e já pesquisamos doenças genéticas, doenças neurológicas, erros inatos e acabamos de receber os últimos resultados dessa pesquisa...nada de erro inato ou síndromes, mas apenas uma alergia alimentar grave que leva à desnutrição!
    Sempre digo: temos que nos unirmos em prol destas crianças e de seus direitos... só quem vive o problema sabe o que estou falando...é muito difícil e sem conhecimento, apoio e intercâmbio de informações será ainda pior! Atitude louvável esse blog! Bjs a todos e fiquem com Deus! RILANE-Brasilia/DF

    ResponderExcluir
  7. É, Adriana, precisamos nos unir mesmos se quiseremos fazer conquistas. Quanto aos fabricantes de alimentos... ai... já discuti com tantos! Isso pode ser tema até para um outro artigo!
    E, Rilane, foi um prazer falar com vc. Que bom conhecer alguém que luta pelos direitos da filha e de outras crianças.
    Fico pensando em vc aí em Brasília, vendo tanto dinheiro sendo gasto com coisas insignificantes ou mesmo sendo desviado... dá vontade de chorar mesmo quando somos mal tratados pelo setor público (afinal, somos nós que sustentamos tudo isso!).
    Conheço médicos que são "mal falados" por ajudarem pacientes com os pedidos de ajuda do governo. Tem alguns que são até perseguidos e taxados com apelidos nada carinhosos. É um absurdo, né?
    Preciso escrever um artigo sobre caridade x direito, pois conheço muitos pais que quando ganham o leite de seus filhos acham que o governo está lhes fazendo um favor. Isso não é verdade. É um direito de seu filho ganhar o leite, afinal pagamos impostos.
    Abraços a todos!
    Sandra Matunoshita

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela iniciativa. Eu tenho alergia ao leite, a famosa intolerancia a lactose. Anos e anos passando mal depois de comer algum derivado de leite e descubro isso simplesmente cortando-os... é duro, mas dificilmente alertam as pessoas sobre isso.

    ResponderExcluir
  9. Olá! Primeiro, parabéns pelo blog. Bom, acabei de descobrir através de um exame que meu filho tem alergia a ovo. Ele tem 1 ano e 3 meses e teve 3 pneumonias de abril pra cá. Mas agora descobri a caua. Estou um pouco perdida, não sei bem como começar uma dieta nele, pois nem sabia que este tipo e alergia era tão comum. O seu blog me ajudou bastante, e espero que esteja ajudando a muitas mães desinformadas como eu! Bjs e boa sorte!

    ResponderExcluir
  10. Obrigada, Marilene.
    Que Deus te dê muita sabedoria em lidar com a alergia de seu filho.
    Uma dica... tome cuidado com o leite de vaca, ok? Ele é o campeão em dar alergias nas crianças.
    Abraços
    Sandra

    ResponderExcluir
  11. Gostaria de saber mais sobre esse exame que detectou a surdez no menino, meu Pedro fez audiometria e vou voltar na medica dia 05 de outubro, está numa serie de antibioticos e vai fazer outros exames, pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  12. Impossível ler a estória do pai do menininho com problema de audição e não se emocionar....incrível como os médicos são tão leigos qdo. o assunto é alergia, muito triste.

    ResponderExcluir
  13. É verdade, Maira.
    Eu fiquei muito emocionada quando o pai me contou esta história.
    Infelizmente, nem todos os médicos buscam atualizações nesta área e até descobrirem que era uma alergia, a criança consome diversos antibióticos que seriam desnecessários se a mãe soubesse que bastava tirar o alimento que faz mal a criança.
    Mas, sabe... tem um lado bom nisso tudo... hoje, os médicos sabem mais sobre alergia (mesmo que pouco). Eu cresci tendo diversas crises e só quando jovem descobri que a causa de tudo era o leite. Ele desencadeava minhas outras alergias: bronquite, rinite, dermatite...
    Contudo, ainda falta muito, né??
    Abraços
    Sandra Matunoshita

    ResponderExcluir
  14. minha neta tem 5 anos é alergica aos leites de vaca e de soja,ja fiz todos os exames e constatou essas alergias a crise dela quase leva ela para internar,agora ela está ficando com sinusite e médico dela falou que é da alergia aos leites.ela tosse cerca de 2 a 3 horas direto ai eu tenho que correr com ela para o hospital.obrigado por vc ter esse blog pois precisava conversar com alguem.

    ResponderExcluir
  15. Que bom que este blog trouxe um pouco de conforto.
    Diariamente converso com muitas mães desesperadas, algumas até depressivas.
    Só quem já passou por isso ou tem alguém querido que sofre por causa da alergia é que relamente entende, ne?
    Que Deus continue te dando muita sabedoria e paz!
    Abraços
    Sandra Matunoshita

    ResponderExcluir
  16. SAndra

    eu to angustiada porque malú ta tendo desde outubro otite , e eu nao sei mais oque fazer , ela ate ja drenou , mas nao resolveu , to com tanto medo , mas tanto medo .. nao sei mais oque pode estar causando esta maldita otite ..

    preciso de uma luzzzzzzzzzzzzz


    bjos

    vivi

    malú contra a alergia alimentar..

    ResponderExcluir
  17. olá!
    Tenho um filho com 2 anos e pouco tempo atras descobri que meu filho tem uma doença rara chamada GLICOGENOSE tipo 1 e ele tem que tomar um leite que é muito caro e gostaria de saber se tenho direito de estar ganhando essas latas de leites do governo?

    ResponderExcluir
  18. Andrea, com certeza você tem esse direito, afinal, pagamos impostos altíssimos em nosso país.
    O único problema é que o governo prioriza crianças menores de 2 anos e na maioria dos lugares, quando a criança faz 2 anos, ela perde o direito de receber.
    Minha sugestão é que você procure um advogado e tente de todas as formas.
    As formulas especiais entram como medicamente de alto custo.
    Espero que consiga e que Deus abençoe muito sua vida.
    Abraços
    Sandra Matunoshita

    ResponderExcluir
  19. Olá meu é alérgico a proteina do leite de vaca, na época que eu estava descobrindo de que era a alergia, eu o amamentava no peito, qnd descobri, foi complicadíssimo pois eu tive que cortar tudo o que pudesse causar alergia, cortei soja, leite e derivados, ovo e carne vermelha. Mas agora está comprovado que é isso, ele fazia cocô com sangue, agora precisa tomar alfarre ou pregomin e preciso saber como posso buscar a ajuda do governo para comprar as latas? alguem poderia me dar essa informação? favor me enviar por e-mail: elizabette.caldas@gmail.com
    grata.

    ResponderExcluir
  20. Olá, Elizabette.
    Mandei um email pra você.
    Estou aguardando sua resposta. No que puder, estarei a sua disposição para orientá-la.
    Beijos,
    Sandra Matunoshita
    www.sosalergia.com.br

    ResponderExcluir
  21. Tenho um bebe de 1 ano e 8 meses que e alergico ao leite de vaca,soja seus derivados ovo e carne vermelha. E acho otimo ter um espaço assim para podermos expor as nossas dificuldades em lidar com alergicos!Pois tem muitas restriçoes alimentares a gente sofre junto por ser dificel encontrar o que podem comer e uma luta diaria

    ResponderExcluir
  22. Quando uma criança ou adulto apresenta um grau tão alto de determinada doença, pode ser que ela tenha uma herança energética. Procurem saber mais sobre Constelação Sistêmica Familiar. Muitos casos já foram resolvidos com essa prática.

    ResponderExcluir
  23. Nossa sofro muitooo c as alergias do meu filho Gostaria q alguns de vcs q passam tbm por isso me ajudassem......meu bebe hj esta c um ano e nove meses..descobri quando ele tinha quase 4 meses ele começou a chorar dia e noite sem saber o q era.....c 5 meses fui dar um danoninho p ele....quase matei ele ficou td vermelho e vomitou muitooo...descobri a alergia a leite e tbm a ovo....des de então é muitoo dificil ele mama n peito ate hj eu tbm não posso comer nada o unico leite q ele toma é d peito e só o contato c a pele ele fica td vermelho e inchado....não fiz festa de um aninho p ele ..mas gostaria de fazer d 2 anos......mas não tenho muitas receitas nem ideias...sofro muitooo é 24hrs vivendo p ele.....gostaria de uma ajuda,obrigado Raquel
    raquelafonso_loira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  24. Eu passei 50 anos de minha vida sofrendo com prisão de ventre e alergias respiratórias até descobrir que sou intolerante a lactose e a conservantes.
    Fiquei feliz de poder participar desse site e conhecer pessoas
    com o mesmo e poder esta trocando idéias e informações.

    ResponderExcluir
  25. meu filho esta com esse problema sempre esta com o ouvido inflamado, ja fiz varios exames descobriram que ele tem alergia de leite e ovo, mais passa passa ele inflama,ja nao sei o que fazer.sera mesmo que por causa dos alimentos.

    ResponderExcluir
  26. Bom, minha filha de 04 anos sofre com dor de ouvido devido a infecção (otite média)e sempre foi tratada cpor antibióticos, até que mudei de médcio e soube que era a intolerancia a lactose.Ela está em teste de 03 meses sem lactose para depois testarmos com a lactose novamente.Mas orei ao Senhor, e creio que mesmo sem o diagnóstico ele pode curá-la...mas vou esperar pq eu quero saber o que é...e eu vou tomar posse da cura, pq na Palavra de Deus diz que Jesus levou sobre ele asa nossas enfermidades, e ela vai ficar curada.

    ResponderExcluir
  27. Nossa to chocada acabei de chegar com minha filha do PRONTO SOCORRO,ela tem otite cronica desde que nasceu ,hoje com dez anos.Para minha surpresa a médica disse que era alergia do leite.....não levei em consideração.Depois que li essa historia realmente pude ver que verdade.NOSSA MUITO GRATA POR VCS.ATENÇÃO A TODAS AS MAMÃES...

    ResponderExcluir