quinta-feira, 14 de maio de 2009

Tudo por causa de um brigadeiro!

Estou dando uma escapadinha do trabalho, pois está sendo um dia bem tranquilo por causa da chuva.
Hoje vou compartilhar a história de uma mãe com quem conversei no mês passado.
Essa mamãe ainda é uma jovem com dois filhos, uma menina de uns 5 anos e um filho de 1 ano e meio.
Segundo ela, seu filho é extremamente alérgico a leite, ovo e soja, e dentre as reações está a presença de sangue nas fezes.
Uma semana antes de conversarmos, ela levou seus filhos a uma festinha de aniversário num buffet. Eram 6 monitoras e as 2 que estavam com seus filhos sabiam da alergia do pequeno.
Ela me contou que ficou vigiando o filho do começo ao final da festa para que ele não comece nada que não pudesse. Lá pelas 23 horas, quase na hora de ir para a casa, ela se virou para tirar sua filha de um brinquedo. Foram somente alguns segundos... Quando ela se virou em direação ao seu filho percebeu logo que havia algo marronzinho dentro de sua pequena boquinha. Era nada mais nada menos que um delicioso brigadeiro feito com um delicioso leite condensado e coberto com um delicioso chocolate granulado! (Que criança é capaz de resistir a tamanha tentação?)
Ela entrou em pânico e adivinhe? Fazia exatamente uma semana que ele estava a base de remédios e ainda defecando sangue!

"Só um brigadeirinho! Só um pedacinho! Com certeza, não vai fazer mal!" É o que sempre escuto nas conversas com as mães de crianças alérgicas. Muitas avós, tias e até mesmo professoras não conseguem compreender o quanto esse "só um" é perigoso!
O engraçado é que naquele mesmo dia (minhas funcionárias e avô que estava fazendo compras podem confirmar), apareceu uma tia querendo comprar um monte de coisas para sua sobrinha alérgica a leite. Eu achei super legal, pois geralmente são os pais ou avôs que costumam vir mais a minha loja. Até elogiei a atitude dela. Porém, no meio da conversa, ela nos confessou. Achava que sua cunhada era uma "fresca" e que toda essa história de alergia da sua sobrinha era "conversa". Inconformada, ela deu um brigadeiro pra sobrinha que ficou muito mal. Ela não nos disse, mas desconfiamos que a menina acabou parando no hospital. O sentimento de culpa estava estampado em seu rosto. Culpa esta não somente por ter feito sua sobrinha ficar muito mal, mas provavelmente também pelos anos em que chamou sua cunhada de fresca. Quem nunca passou por isso?

5 comentários:

  1. pois é quem nunca passou por isso né.. de querer só um pedacinho e a ingenuidade achar que não faz mal ..

    eu passei por isso com uma simples batata ruffles , que continha soro de leite e minha bb comeu ..

    vivi correa

    ResponderExcluir
  2. Ouvir que isso tudo é besteira é o que mais escutei. Meu filho é tem alergia APLV, e quando vou a festinhas de aniversário é um tormento. Todos dizem "só um, só um pouquinho",. uma vez ele comeu um pedaço de crepe, e depois de uns 10 minutos ficou todo inchado, moral da história, para nós a festa havia acabado!
    Agora quando vou a festas levo ele com a barriguinha bem cheia de comida, e ainda levo tudo o que ele pode comer em uma bolsinha, caso necessite...rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Pois é, Vivi e Silvia. Todos os dias converso com mães que passam por isso. Infelizmente, as pessoas ainda são muito "ignorantes" a respeito do assunto. Quem sabe possamos descobrir formas de informar mais! Vamos tentar?
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. tbm ando sofrendo com isso de q logo logo vai passar a alergia no meu filho de 1 ano e meio, ele é alergico a proteina do leite e ate de contato passa mal, tem choque anaflatico...e agora q ele esta pra fazer 2 anos quero muito fazer uma festa pra ele mas nem sei como...

    ResponderExcluir
  5. Olá, Pong Pong.
    Seu filho já fez um ano?
    Infelizmente, não consigo entrar com a frequência que gostaria no blog e acabo não conseguindo responder todas as mensagens.
    Gostaria de saber como seu filho está?
    Abraços
    Sandra Matunoshita

    ResponderExcluir