quinta-feira, 15 de julho de 2010

Alfarroba, você sabe o que é?

Minha relação com a empresa Carob House é interessante. 
Quando começaram a surgir os primeiros alérgicos a cacau, lembro-me que fiquei muito preocupada porque imaginava que não existia nada que pudesse atendê-los, principalmente na Páscoa porque "normalmente" os ovos de páscoa são feitos de cacau e leite de vaca.
Para minha alegria, ao realizar algumas pesquisas na internet, encontrei a Carob House, uma empresa que fabrica "chocolates" sem cacau e sem leite de vaca.
Entrei em contato com eles e recebi amostras para degustação. Lembro-me como se fosse hoje de quase ter surtado! Eu achei horrível!
Decidi não colocar os produtos na SOS Alergia porque eu me recuso a vender algo que eu não comeria.
Um ano depois, novos clientes entraram em contato preocupados com a Páscoa de seus filhos alérgicos a leite e a cacau. 
Decidi ligar na Carob House e fui atendida pela proprietária, uma pessoa maravilhosa por quem tenho um carinho enorme. Ela, então, com muita paciência, explicou-me que eu não deveria comer os bombons de alfarroba imaginando que estava comendo um bombom de chocolate ao leite de vaca. A aparência e a textura são muito semelhantes ao chocolate, mas o sabor e o aroma são diferentes porque no lugar do cacau é utilizado a alfarroba.
Ao comer novamente os bombons de alfarroba, sem meus f"amosos preconceitos", minha percepção sobre a alfarroba mudou. Por incrível que pareça, passei a ser uma das principais consumidoras dos bombons. Eu os acho deliciosos!
Nenhuma criança ou mesmo adulto deve ficar sem bombons ou ovos de páscoa por causa da alergia ao leite e ao cacau. Hoje, os produtos à base de alfarroba são ótimas opções!
Mais uma dica para vocês!
Abraços,
Sandra Matunoshita
www.sosalergia.com.br



Informações extra:

Segundo a Carob House, "a alfarroba é uma vagem comestível, semelhante ao feijão, de cor marrom escuro e sabor adocicado, que mede em torno de 10 a 20 cm de comprimento e demora em torno de um ano para amadurecer." 

Para substituir o cacau é utilizado o pó da alfarroba, "derivado da polpa da vagem que é torrada e moída. Esse pó, contudo, possui expressiva diferença em relação ao cacau no conteúdo de açúcar e de gordura. Enquanto o cacau possui até 23% de gordura e 5% de açúcar, a alfarroba possui 0,7% de gordura e um alto teor de açúcares naturais (sucrose, glucose e frutose), em torno de 38 a 45%."

Quanto aos valores nutricionais, a Carob House acrescenta as seguintes informações:

A alfarroba é um alimento saudável e de elevado valor nutritivo. Contém vitamina B1 tanto quanto o aspargo ou morango, a mesma quantidade de niacina do feijão fava, lentilha e ervilha, e mais vitamina A do que a beringela, o aspargo e a beterraba. Possui ainda alto teor de vitamina B2, cálcio, magnésio e ferro, bem como um correto balanceamento de potássio e sódio.

A alfarroba não possui qualquer agente alergênico ou estimulante tais como a cafeína e teobromina presentes no cacau. Mesmo embora ela apresente um alto teor de açúcares a alfarroba possui um baixo conteúdo calórico devido à quantidade quase imperceptível de lipídeos e alta quantidade de fibras naturais. O efeito benéfico dessas fibras naturais na flora intestinal se dá pela proteção da membrana mucosa do intestino, bem como na redução significativa da incidência de diarréias indefinidas, desordens nutricionais e incidência de úlceras.

Estudos recentes mostraram que a alfarroba não contribui com nenhum tipo de glúten na ingestão de dieta e que possui propriedades antioxidantes. Reduz efetivamente a assimilação da ingestão diária do excesso de colesterol. Seu poder hipocolesterol é o dobro de outras fibras 

15 comentários:

  1. Hoje eu conheci os produtos da alfarroba ,chocolate com banana e com coco, quero dizer não é chocolate , mas parece , e e´gostoso,pra mim foi novidade ,vou comer sempre hehehehehhe!!!

    ResponderExcluir
  2. onde posso encontrar esses chocolates?
    MORO EM BELEM-PA

    ResponderExcluir
  3. Isso é tudo muito bonito mas dizer que "A alfarroba não possui qualquer agente alergênico" não é verdade. O meu filho tem 6 meses agora e desde os 15 dias, altura em que começou a beber leite de lata, que de vez em quando tinha de ser internado.. motivo: ALERGIA A ALFARROBA. os 2 meses seguintes foram os piores para todos cá em casa.. (foi o tempo que demoraram até chegarem ao diagnóstico) chegou a ter alta num dia e ao fim de 8h estar a entrar na urgência de novo completamente desidratado e quase inconsciente.. por isso não digam que não é alergénico. pode ser raro mas acontece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante o seu relato, porque eu sou alérgica ao cacau e fui tentar consumir alfarroba e me deu alergia também. Fiquei pensando: por que?

      Excluir
  4. Oi, Rute. Boa tarde.
    Sinceramente é a primeira vez que tomo conhecimento de uma criança alérgica ao alfarroba.
    De qualquer forma, eu não citei essa informação. Apenas fiz uma citação das informações contidas no site da Carob House que é a fabricante de produtos à base de alfarroba.
    Aqui na SOS Alergia, por exemplo, não vendemos a maior parte dos produtos da Carob para alérgicos a soja, pois quase todos os produtos possuem soja em sua composição. Acho que a única exceção é o alfarroba em pó.
    Seu filho é mesmo alérgico ao alfarroba? Por que você introduziu o alfarroba sendo que ele é apenas um bebezinho?? (o ideal é que a criança fique apenas com o leite materno ou a fórmula recomendada pelo médico, mas sem adição de achocolatados ou mesmo outros ingredientes para melhorar o sabor e o odor).
    Por favor, não estou te criticando, tá??? Estou apenas tentando entender o que aconteceu pra ver se te ajudo a pensar. É que acompanhamos tantos casos aqui e muitas vezes ajudamos os pais a olharem para possibilidades diferentes.
    Novamente, não estou aqui defendendo o alfarroba até porque não sou fabricante e defendo a opinião de que a criança deve consumir apenas o que não lhe fará mal.
    De qualquer forma, se ele é alérgico a algo, você não deve dar. Estudos têm demonstrado que a cada ano novos alérgenos tem sido descoberto; alimentos que antes não causavam alergia, hoje têm causado.
    Bom... estou a sua disposição.
    Se precisar conversar, pode enviar um email diretamente pra mim: sandra@sosalergia.com.br ou pode ligar aqui na empresa: (14) 3453-5786
    Um grande abraço,
    Sandra Matunoshita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandra! Por acaso cheguei no seu blog e vi o caso da alergia de Alfarroba. Sei que já faz um tempão isso, mas achei interessante deixar registrado caso alguém precise da informação.
      Alguns fábricantes de leite artificial usam farinha de alfarroba para atribuir-lhe a capacidade de espessamento, que é o caso dos leites AR (Anti-Regurgitação), são eles Aptamil AR 1® e 2®, Nutribén Natal AR® e Nutrilon AR 1® e 2®.
      Mas a maioria usa Amido de Milho, de Arroz ou de Batata.
      Segue link de onde busquei as informações: http://www.farmacialemos.com/conteudos.aspx?id=32

      Excluir
  5. Olá tenho um filho alérgico a cacau a leite a soja e a ovos.Gostaria de uma opção para pascoa mas todos os preparos com alfarroba que vejo levam soja

    ResponderExcluir
  6. Onde posso encontrar vcs sabem ? Moro em Campo Grande MS

    ResponderExcluir
  7. Onde posso encontrar vcs sabem ? Moro em Campo Grande MS

    ResponderExcluir
  8. gostaria de saber se alérgico a níquel poderá consumir alfarroba?

    ResponderExcluir
  9. Cheguei nessa página justamente porque estou com suspeita de alergia a alfarroba. Caso se confirme, já serão dois casos. Boa sorte para o bebê.

    ResponderExcluir
  10. Minha cunhada é alérgica a níquel pode consumir alfarroba?

    ResponderExcluir
  11. Hum acabei de passar mal após consumir a alfarroba em barra da Carob House. Estou com mal estar estômago, enjoada, e diarréia. Sou intolerante ao glúten e lactose e alérgica ao leite de gado.

    ResponderExcluir
  12. Pode ser o adoçante que faça mal a você , não a alfarroba . Comum o Maltitol e a maltodextrina darem esse tipo de reação intestinal .

    ResponderExcluir