terça-feira, 27 de julho de 2010

Você sofre com rinite, sinusite e ronco??? Conheça o Lota...

Você já ouviu falar de um produto chamado Lota? Se você sofre com rinite, sinusite, resfriados alérgicos, alergias respiratórias (de um modo geral), ronco, apnéia e efeitos da poluição do ar e do ar condicionado, você irá amar conhecê-lo.
Este é mais um produto que eu demorei para  introduzir na SOS Alergia de Marília Novamente, fui altamente influenciada pelos meus "preconceitos".
A loja de Piracicaba trabalha há anos com o Lota e eu nunca dei importância para o aparelho. Na verdade, eu achava o uso dele muito "nojento" (risos). 
Um dia, quando estava em meio a uma crise de rinite, decidi testar o Lota e fiquei assustada ou melhor maravilhada com o resultado! Usando apenas água morna e sal de cozinha, fiquei com meu nariz completamente descongestionado. Depois disso, decidi introduzir o Lota na SOS Alergia de Marília e é um dos produtos que não pode faltar em nossa prateleira, pois vemos os resultados positivos na vida de nossos clientes.
O Lota é um aparelho feito de cerâmica esmaltada e refratária destinado à higienização nasal, devidamente registrado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI nº 821779362. Ele é usado há muito tempo na Índia e sua prática é chamada de Neti-kryia, onde "Neti" significa "guiar" e "Kryia" significa "limpeza".
Segundo Luis Figueiredo, proprietário do Lota, "esta técnica milenar é absolutamente segura, sem efeitos colaterais, e qualquer pessoa, acima de oito anos de idade que já tenha coordenação motora e entendimento consegue fazer com certa facilidade."

Você pode encontrar o Lota nas versões:
- Pequeno: somente na cor branca, com capacidade de 250 ml e bicos mais estreitos, mais indicado para mulheres, crianças acima de 8 anos e adolescentes;
- Grande: nas cores branca, amarelo claro e verde claro, com capacidade de 350 ml e bicos mais largos, indicado principalmente para homens nas cores: branca, marrom, amarela


 Como usar:
  1. Aqueça 500ml de água filtrada ou mineral até ficar levemente morna;
  2. Adicione uma colher de chá rasa de sal de cozinha;
  3. A água morna tem função vasodilatadora e o sal (cloreto de sódio), dissociando-se em cloro e sódio, age como bactericida e anti-séptico. O sal ajuda, ainda, a proteger o revestimento da mucosa nasal, bem como manter sua hidratação, tornando-a mais resistente aos agentes alergênicos como fungos e ácaros. A água sem o sal irrita a mucosa, causando ardência e ressecamento. Para sinusites, é opcional usar duas gotas de extrato de própolis, e, para rinites alérgicas, duas gotas de limão.
  4. Coloque a água com sal no LOTA até encher;
  5. Introduza o bico do aparelho numa das narinas de modo que se encaixe perfeitamente, incline a cabeça para frente e para o lado deixando a boca entreaberta e respire pela boca devagar;
  6. Vá inclinando o LOTA para que a água entre pela narina e espere que ela saia do outro lado;
  7. Use todo o conteúdo de um lado e assoe o nariz devagar;
  8. Repita o procedimento para o outro lado;
  9. Em seguida, assoe o nariz vigorosamente várias vezes sem tampar nenhum dos lados.

Como evitar os erros mais comuns:
  1. Se você estiver na pia do banheiro não olhe no espelho. Olhe para seu cotovelo que deve estar elevado.
  2. Não incline demais a cabeça para o lado, a água pode escorrer para a garganta, não tem problema nenhum, mas não é adequado.
  3. Não abra demais a boca para respirar, relaxe deixe apenas entre aberta.
  4. Assoe as narinas sem tampar nenhuma delas, lembre-se a água se infiltra pelos capilares e tampar as narinas pode ocasionar uma pressão no tímpano.
 Para saber um pouco mais sobre o Lota, basta acessar este vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=tY6ovXuG_GA

Fica aqui mais uma dica!
Abraços,
Sandra Matunoshita

4 comentários:

  1. Quero experimentar, aonde encontro esse Lota?

    ResponderExcluir
  2. Isso seria um tratamento? Se eu usar uma vez me livro da rinite e / ou ronco? ou preciso fazer isso durante alguns meses tantas vezes ao dia por exemplo... Obrigado

    ResponderExcluir
  3. Olá, vocês podem encontrar o Lota no site da SOS Alergia: www.sosalergia.com.br
    O produto é enviado para todo o país.
    Infelizmente, o Lota não é um tratamento definitivo. Na realidade, todas as vezes em que você estiver com a rinite atacada, você deve usá-lo para aliviar os sintomas. Ele substitui aqueles sprays nasais (tipo Sorine ou até mesmo aqueles que contém corticoide).
    Para diminuir o ronco, você deve usá-lo antes de dormir, pois ajuda a desobstruir as vias respiratórias.
    Abraços,
    Sandra Matunoshita

    ResponderExcluir
  4. eu aspiro só agua morna com sal e já me ajuda muito e otimo acredite!!!!!!!!!30/12/2011
    beleiro jd primavera intrlagos

    ResponderExcluir